SEQUENCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA:
OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA - PROBLEMA 2
Nesta sequencia, em continuidade ao trabalho realizado com o jogo NUNCA 10, utilizamos novamente o material dourado.
Fizemos a leitura do problema 1 e conversamos sobre ele. Depois lemos o problema 2 (GARRANCHO), e conversamos sobre as formas de se resolver o problema. Perguntei se era possível utilizar o material dourado, e a resposta foi positiva.
Distribui os materiais para trabalho em duplas produtivas e assim como ontem, os alunos ainda tiveram bastante dificuldade para compreender o valor posicional, porém, algumas duplas se saíram melhor hoje.
Eles ainda apresentam dificuldades em "desapegar" das unidades para realizar a troca pela barrinha de dezena, por acreditarem que as unidades, por serem em maior quantidade, valem mais.
Vale lembrar que o trabalho deve ser feito com acompanhamento de dupla a dupla, explicando diversas vezes, desenhando se for necessário, para que compreendam melhor. Depois desse problema fizemos mais alguns cálculos para encerrar o dia.
Essa atividade será semanal, para que os alunos entendam melhor o valor posicional dos números. Estamos ainda na unidade e na dezena porém já foi apresentado a centena.
OBS: Ao final do problema, a autora pergunta o que pode ser feito com o garrancho, pois ele aprontou todas na escola marmotinha feliz. Os alunos sugeriram escrever um bilhete para a família do Garrancho...
Esse bilhete será escrito de forma coletiva na próxima aula de português, e assim, finalizamos o assunto sobre o Garrancho.
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