quinta-feira, 14 de março de 2019

OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA - PROBLEMA 2

SEQUENCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA: 
OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GORGONZOLA - PROBLEMA 2

         Nesta sequencia, em continuidade ao trabalho realizado com o jogo NUNCA 10, utilizamos novamente o material dourado.

          Fizemos a leitura do problema 1 e conversamos sobre ele. Depois lemos o problema 2  (GARRANCHO), e conversamos sobre as formas de se resolver o problema. Perguntei se era possível utilizar o material dourado, e a resposta foi positiva.

          Distribui os materiais para trabalho em duplas produtivas e assim como ontem, os alunos ainda tiveram bastante dificuldade para compreender o valor posicional, porém, algumas duplas se saíram melhor hoje. 

          Eles ainda apresentam dificuldades em "desapegar" das unidades para realizar a troca pela barrinha de dezena, por acreditarem que as unidades, por serem em maior quantidade, valem mais.

          Vale lembrar que o trabalho deve ser feito com acompanhamento de dupla a dupla, explicando diversas vezes, desenhando se for necessário, para que compreendam melhor. Depois desse problema fizemos mais alguns cálculos para encerrar o dia.

          Essa atividade será semanal, para que os alunos entendam melhor o valor posicional dos números. Estamos ainda na unidade e na dezena porém já foi apresentado a centena.

          OBS: Ao final do problema, a autora pergunta o que pode ser feito com o garrancho, pois ele aprontou todas na escola marmotinha feliz. Os alunos sugeriram escrever um bilhete para a família do Garrancho... 

          Esse bilhete será escrito de forma coletiva na próxima aula de português, e assim, finalizamos o assunto sobre o Garrancho.













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