LEITURA COM FICHAS
Na aula de hoje exploramos um material novo, as fichas de leitura produzidas à partir de textos diversos, extraídos de livros sem utilização.
A proposta foi deixar que os alunos escolhessem uma ficha (frente e verso) e lessem em dupla. Para facilitar a leitura, dividi os alunos alfabéticos com todas as outras hipóteses de escrita.
Para esta atividade, pedi que os alunos lessem mais de uma vez o mesmo texto, numa leitura "quase silenciosa", e depois pedi que alguns alunos lessem em voz alta, para o restante da turma.
Os alunos ainda responderam questões que foram colocadas na lousa, á cerca da leitura.
Conclusão: Precisamos treinar mais a leitura, e propiciar mais momentos de interação com a escrita.
Pontos positivos:
- Descobri que alguns alunos estão lendo muito bem;
- Eles gostaram do material e puderam ter acesso à diversos textos;
- Achei importante o fato de estarem em dupla e todos conseguirem participar da atividade, mesmo que com dificuldades de ler.
Pontos negativos:
- Os alunos tem muita dificuldade de se concentrar na leitura;
- Chamei a atenção diversas vezes, pois a leitura não parece estar tão presente no cotidiano deles, como eu pensava;
- Muitos alunos apresentam dificuldades ainda na letra de imprensa minuscula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário