sexta-feira, 27 de setembro de 2019

JOGO DE DAMA

    A alfabetização matemática tem sido de suna importância para mim, e através dos jogos, a criança aprende de forma lúdica, sem pressão ou cobrança. O aprendizado apenas flui de maneira significativa... Com esse jogo, podemos trabalhar estratégias, paciência, interação social, etc.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

JOGO TRAVESSIA DO RIO

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


Esse jogo pertence ao caderno de jogos do PNAIC (Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa). Nele a criança trabalha além da estratégia, a adição, a divisão simples e  a probabilidade.









quarta-feira, 18 de setembro de 2019

FICHAS ILUSTRADAS

Com muito prazer, terminamos de confeccionar essas belas fichas imantadas. Nela se pode ver a figura de um lado, e do outro, fixar a figura na lousa magnética, pois tem um imã atras.

São 130 figuras, de diversos campos semânticos. Foram impressas, plastificadas e imantadas. Ficou MARAVILHOSO!!

Essas fichas auxiliarão em atividades de alfabetização, principalmente das crianças que ainda não se apropriaram do sistema alfabético de escrita e precisam de materiais de apoio para tal.






segunda-feira, 16 de setembro de 2019

SARAU - 2° ANO A

GÊNERO: POEMAS

Finalizando o gênero poemas (unidade 9 do livro Ápis), propus um trabalho de pesquisa para as crianças. 

Enviei bilhetinhos nas agendas solicitando aos pais que os ajudassem a pesquisar um poema e trouxesse para a escola, afim de lermos com a turma, trabalhando assim a leitura, e depois montarmos um mural. 

Como nossa escola é pequena, montamos o mural nas portas do armário. Mas ficou ótimo!!







sábado, 14 de setembro de 2019

PRIMAVERA

Com a chegada da primavera, nos deparamos com belezas naturais como essas das fotos. Foi uma chuva de flores no jardim da escola, e lógico que levamos as crianças para assistir e se deliciar com as pequenas demonstrações de beleza que a natureza nos proporciona.

Nosso passeio pela escola nos rendeu algumas belas fotos e um contato um pouquinho mais intimo com as flores, plantas e árvores presentes aqui...







quinta-feira, 12 de setembro de 2019

DINÂMICA DO SORVETINHO

Sabores estranhos???
Ou nem tanto assim?? 

Foi com essa chamada que fizemos essa atividade... 

O objetivo era ler palavras compostas com sílabas complexas. Deu super certo!! 

Alguns sabores como: Cera de ouvido, flocos com asas de barata, morangos silvestres, chocolate com pimenta, entre outros, tiraram boas risadas da turma!






RELATO PESSOAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

Após a dinâmica do sorvetinho, onde as crianças retiraram sabores estranhos, e alguns até bizarros, e tiveram que ler para a turma, pedi que escrevessem um texto (relato pessoal), contando um pouco do seu dia a dia, do que gosta e o que mais quisesse escrever.

Saíram algumas produções muito interessantes!!







sexta-feira, 6 de setembro de 2019

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

JOGO DE TABULEIRO - LUDO

Um jogo milenar de números e sorte. Além de muita sorte, para vencer esse jogo, é necessário muita estratégia. É um jogo muito divertido, e hoje trabalhamos ele.

Inicialmente, expliquei as regras, coloquei elas na lousa, para que todos pudessem ler. Depois as crianças organizaram as mesas e escolheram suas cores. 

Durante o jogo, houveram algumas frustrações, principalmente quando as peças eram "comidas" e os peões voltavam para suas casinhas. Então tivemos que trabalhar também os sentimentos que iam surgindo ao longo do jogo. Mas foi muito gratificante e enriquecedor, pois mesmo essas frustrações fazem parte do processo de amadurecimento das crianças.

O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários.







LEITURA PROLONGADA

A VIDA NA PORTA DA GELADEIRA

Nossa leitura do terceiro bimestre, é um livro lindo, delicado, que mostra o cotidiano de mãe e filha. É um livro diferente do que estão acostumados, mas é tão bacana e as crianças estão gostando bastante.

A vida na porta da geladeira é um livro escrito todo em bilhetes deixados de mãe para filha  e vice versa.



SINÓPSE:

Claire, de 15 anos e sua mãe têm uma rotina muito atribulada. Nos raros momentos em que a mãe está em casa (ela é obstetra), a filha está na escola com amigos ou com o namorado. Resultado: as duas quase não se vêem e se comunicam deixando recados na porta da geladeira. Esses recados vão desde cobranças banais [Oi, Mãe! (Que eu NUNCA MAIS vi!], até revelações tocantes e contundentes por parte de mãe e filha durante o penoso tratamento do câncer de mama da mãe, em um ano que se revelará decisivo para as duas. Em seu romance de estreia, Kuipers capta a ansiedade por trás da tragédia e revela a importância de viver a vida intensamente, lembrando ao leitor a necessidade de encontrarmos tempo, para as pessoas que amamos, mesmo em momentos de dificuldades e desafios.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

TRABALHANDO COM PARLENDAS

CAIXA DE PARLENDAS!

Dando continuidade à atividade anterior, onde as crianças leram a parlenda "Suco Gelado", propusemos uma reescrita, ou melhor, uma reorganização do texto. 

Funcionou assim: Entregamos novamente a parlenda para eles, só que hoje, ela estava toda recortada e propusemos que eles, palavra por palavra, a reorganizassem, construindo o texto novamente. A atividade foi realizada em grupo, e levou cerca de 20 minutos. 

Após isso, fizemos um ditado de algumas palavras chaves do texto e as crianças as escreveram utilizando um silabário móvel.

Esse material foi confeccionado de modo simples e artesanal, porém, tem funcionado muito bem para grupos de até 4 crianças. Faz parte de uma caixa de parlendas.















terça-feira, 3 de setembro de 2019

ATIVIDADE COM PARLENDAS

PARLENDA SUCO GELADO

Atividade de alfabetização para as crianças que ainda não se apropriaram do sistema alfabético de escrita. Nesta atividade, lemos uma parlenda e conversamos sobre ela. 

Depois, as crianças produziram uma lista de palavras, com os sabores dos sucos que mais gostam. Amanhã, as crianças reescreverão a parlenda de memória.